quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Entrevista com o arquiteto Paulo Pinheiro


Paulo Pinheiro e Beatriz Gusmão, do escritório Pinheiro Gusmão, são conhecidos por atuarem em diversas áreas da Arquitetura. Paulo conta que a escolha da profissão aconteceu de forma natural, já que, desde cedo brincava de desenhar, o que facilitou a escolha da profissão. Com Beatriz, no entanto, o processo se deu de forma diferente. Oriunda de família de engenheiros, Beatriz estava prestes a seguir essa profissão quando a partir de um teste vocacional, descobriu que possuía habilidades para as áreas de Belas Artes e Arquitetura, o que a levou a optar por esta última.

SoArquitetura __ Qual a atitude do arquiteto diante de um projeto inusitado?

Paulo Pinheiro __ O profissional de Arquitetura deve dar importância à pesquisa e ter bom senso para associar funcionalidade à estética. No início do curso de Arquitetura recebi um pedido um tanto esquisito: realizar o projeto de construção de um matadouro na cidade onde fazia faculdade. Não sabendo como um matadouro funcionava, precisei pesquisar em bibliotecas e locais similares. Nesse caso específico, a funcionalidade era a de adequar estruturas apropriadas a melhores condições de higiene na hora de projetar o local, utilizando materiais de fácil limpeza, que possuíssem leveza e rapidez na colocação.

SoArquitetura __ Que outros fatores além da funcionalidade e estética são importantes para a concretização de um bom projeto?

Paulo Pinheiro __ Atuando em Arquitetura de Interiores, desenvolvemos a noção de visualização mais abrangente na hora de fazer a planta de um projeto. Outro fator importante é a iluminação, que valorizamos muito, pois serve tanto para chamar a atenção para um determinado projeto, quanto para dar a sensação de amplitude.

SoArquitetura __ Como vocês vêem a relação arquiteto x cliente?

Paulo Pinheiro __ Durante o desenvolvimento do projeto o arquiteto chega a ser uma espécie de psicólogo, pois precisa conhecer de perto os hábitos e costumes do cliente para adequá-los ao projeto, respeitando os gostos e necessidades de cada pessoa.


Ficha Técnica
Paulo Pinheiro é formado pela faculdade de Barra do Piraí (1975), com curso de Paisagismo pelo IBAMRJ - e curso de Concreto Armado e Protendido pelo Sindicato de Engenheiros do Estado do Rio. É ex-diretor do Departamento de Arquitetura da linha indústria e comércio. Atua em escritório próprio desde 1975 e já realizou mais de 100.000m de projetos de arquitetura nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Beatriz Gusmão é formada pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1977), com curso de Paisagismo pelo SEAERJ. Perspectiva com Maurício Porto/IAB/RJ e Seminário Nacional de Projetos de Hotéis e Turismo/ SPIAB/EMBRATUR Premiada no concurso “Proposição para Nova sede no Flamengo”. Atuou no escritório GAP, participando do projeto da Cia. Internacional de Seguros. Foi arquiteta também da ETEP, participando do projeto Michelin e Porto Velho – RO. Integrou a equipe de Arquitetura da Tecnosolo no Projeto de Ampliação do Aeroporto de Brasília.


Edição: Claudia Alvim ( entrevista produzida e publicada pelo site www.soarquitetura.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário